genealogia-brasileira

GENEALOGIA

Família Vieira

 Pesquisa Genealógica   Brasão de Armas   Links de Genealogias   Cidadania   Inclua sua Família  Comunidades  Contato

 

FAMÍLIA VIEIRA

Existem aparentemente diversas famílias levando esse apelido por origem toponímica, tendo umas o tomado de Vieira do Minho e outras de Vieira de Leiria. O primeiro a usar o apelido foi Rui Vieira, fidalgo minhoto. Dessa linha parecem descender quase todas as famílias Vieira através de Pedro Rodrigues Vieira, senhor da quinta de Vila Seca.

vieira


Brasão de armas

De vermelho, com seis vieiras de ouro, postas 2, 2 e 2. Timbre: Dois bordões de Santiago de vermelho, ferrados de ouro, passados em aspa e encimados por uma das vieiras. Muitas informações se têm sobre a ascendência da família Vieira. Segundo dados pesquisados pelo professor, escritor e historiador, Batista de Lima, bisneto de Félix Antonio Duarte, VIEIRA é sobrenome originário de Santiago de Compostela, na Galícia, norte de Portugal. Por volta de 1120, quando D. Afonso Henrique procedeu a unificação e criou o reino de Portugal, havia, na época, 55 famílias na região e uma delas era a dos Vieiras. Com a criação do reino de Portugal, a família Vieira deslocou-se para as cidades portuguesas de Leiria e Minho. (...) Os Vieiras que chegaram ao Brasil teriam embarcado na cidade do Porto e desembarcado em Pernambuco de onde se espalharam por todo o Brasil.
Custom Search

ÁRVORES GENEALÓGICAS

Pesquise sua árvore genealógica no índice abaixo. Se não tiver: clique e Inclua sua Família ou atualize seus dados. É gratuito! Você pode também  incluir um link para acesso à página de sua família.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z