genealogia-brasileira

GENEALOGIA

Família Serrador

 Pesquisa Genealógica   Brasão de Armas   Links de Genealogias   Cidadania   Inclua sua Família  Comunidades  Contato

 

SERRADOR

Apellido, poco frecuente y repartido por España, si bien se registra sobre todo en Valencia y Valladolid. Procede del apodo –serrador-, “hombre que se dedica a cortar madera, piedra, etc.”. Hubo familias Serrador de origen catalán, aragonés y castellano. En el censo aragonés de hogares de 1495, se menciona una casa de Serrador en Berbegal (Huesca). Entre los repobladores del antiguo Reino de Valencia los hubo apellidados Serrador, con casas en Xátiva (1248), Cocentaina (1269), Valencia (1354-73), Algemesí (1433), etc. En Catalunya, el apellido Serrador se registró en el “Fogatge” de 1497, con casas en Barcelona, Vilafranca del P., Palamós, Castelló d´Empúries, Perpinyà, etc. En la hoy provincia de Valladolid se documenta este apellido, al menos, desde el s. XVI. Lázaro Ignacio Cepeda Henestrosa Serrador, nacido en Cádiz en 1737, Alférez de Fragata de la Real Armada y caballero de Calatrava, en 1765, fue nieto de Isidora Serrador y Barchete, nacida en Cádiz en 1678, cuyo hermano había sido recibido de Hijodalgo en Cádiz, en 1740.

SERRADOR
Armas.- Son, según se describen en el expediente del caballero Lázaro Ignacio Cepeda Henestrosa Serrador: Cuartelado. 1.º: Partido: 1º, en oro, una sierra (de azur) sobre peñas (de sinople), y 2º, en azur, un lobo (de plata) empinado a un árbol (de sinople); 2º: En oro, una barca con remos (de sable), sobre ondas de azur, surmontada por tres medias lunas de gules. 3º: En gules, un castillo (de oro) cercado de peñas de su color y surmontado de tres estrellas de oro, y 4º: En plata, tres barras (de gules).
fonte: La información de este apellido ha sido proporcionada por el Instituto de Historia y Heráldica Familiar.
serrador

Família Serrador no Brasil

Francisco Serrador Carbonell (Valência, 8 de dezembro de 1872 — Rio de Janeiro, 22 de março de 1941) foi um empresário espanhol do ramo do entretenimento, proprietário de hotéis, cassinos, teatros e cinemas em várias cidades brasileiras, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Chegada ao Brasil no fim do século XIX, aportou em Santos, vindo de sua terra natal, Valência, sem quaisquer recursos financeiros.
Mudou-se logo para Curitiba, onde iniciou um comércio de peixes e frutos do mar.
Francisco Serrador - Após a 1ª projeção de cinema em Curitiba, no Theatro Hauer, o cinema só surgiria como entretenimento em 1904, com o empenho do imigrante espanhol Francisco Serrador, que viera para o Brasil em 1887. Serrador montou, em 1904, um cinema dentro do Parque Coliseu Curitibano, que oferecia diversões desde 1902. O Parque Coliseu fora fundado por Serrador, Manuel Laffite e Antonio Gadotti. Serrador, prevendo o sucesso que o cinema se tornaria, fundou a empresa Richembourg, especializada em exibições cinematográficas, ampliando seus interesses para o interior do Paraná e São Paulo. Após 1907, Serrador parte para São Paulo, onde fundou o Cine Bijou e outros 4 cinemas. Abriu também cinemas em Campinas e Santos.
  O motivo causador da retirada do Chico Serrador de Curitiba se prendeu ao fato de que ele explorava o jogo do bicho, junto com seu sócio Laffite, e a firma deles, que constava ser agência de mensagens, nada mais era do que uma banca do mais famoso jogo de azar brasileiro. Consta que a Baronesa do Serro Azul perdeu a sua fortuna jogando na borboleta.
Em 1910, monta no Rio de Janeiro o Cine Chantecler, e participa do início da Cinelândia Carioca. Dono da Empresa Brasil de Filmes, ou como era conhecida, “Circuito Serrador”.  Anos após, bem-sucedido, mudou-se para São Paulo, onde deu início a uma promissora carreira no ramo do entretenimento, posteriormente transferindo a sede de seus negócios para o Rio de Janeiro. Foi um dos maiores proprietários de imóveis do país, ele também ficou famoso por ser um dos primeiros a introduzir o hábito de comer cachorro-quente no Brasil através da venda do mesmo em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval "Cachorro-Quente".
Precursor da Cinematografia Serrador foi um dos precursores do Cinema do Brasil, tendo sido proprietário de inúmeros cinemas, sendo que na primeira metade do século XX, o seu "Circuito Serrador" tinha salas de cinemas nas principais cidades brasileiras, tendo se tornado um império do entretenimento. Em viagem a Nova Iorque, conheceu o Times Square, e, deslumbrado, decidiu transformar o entorno da Praça Floriano, no centro da cidade, em algo parecido, tendo assim nascido a Cinelândia. Um dos maiores ícones do Rio de Janeiro, o Edifício Serrador, desponta como um dos principais e mais belos edifícios comerciais da cidade, construído próximo ao local onde antes se localizava o Palácio Monroe, na Praça Mahatma Gandhi. Há também uma rua que leva seu nome e, em frente ao Edifício Odeon, um busto seu em bronze.
 Francisco morre no Rio de Janeiro em março de 1941.
Francisco Serrador Carbonell  teve 8 filhos com Philomena Ernestre Serrador: David Raphael Serrador, Francisco Manoel Serrador,  José Serrador,  Affonso Serrador,  Paulo Antonio Serrador, Francisca Serrador, Mercedes Magdalena Serrador e Melita Magdalena Serrador.  David Raphael Serrador com  Maria da Conceição Pereira de Oliveira Serrador e dois filhos: Francisco Jose Serrador e Daviria

Francisco Serrador
-1884
Modesta Carbonell
Eliza Gural
Babá
Francisco Serrador Carbonell
1872 - 1941
Valencia - Espanha
Rio de Janeiro - Br
Philomena Ernestre Serrador
-1930
Francisca Serrador de Andrade Gilberto Augusto de Andrade
-1962
Paulo Antonio Serrador Affonso  Serrador Jose Serrador Davi Rafael Serrador Maria da Conceição Pereira de Oliveira Serrador Francisco Manoel Serrador Melita Magdalena Serrador Mellado
1908 -
SP, Brasil
Raul Affonso Mellado Mercedes Magdalena Serrador Martins
c.1950
Paulo Martins Filho
-2004
Leda Serrador de Andrade Maria de Lourdes Ribeiro Serradror Francisco Jose Serrador Daviria Serrador Ribeiro
Wilson Ribeiro
Custom Search

ÁRVORES GENEALÓGICAS

Pesquise sua árvore genealógica no índice abaixo. Se não tiver: clique e Inclua sua Família ou atualize seus dados. É gratuito! Você pode também  incluir um link para acesso à página de sua família.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z