genealogia-brasileira

GENEALOGIA

Família Ribeiro Queiroz

 Pesquisa Genealógica   Brasão de Armas   Links de Genealogias   Cidadania   Inclua sua Família  Comunidades  Contato

 

FAMÍLIA RIBEIRO QUEIROZ

A linhagem Quirós (que deu Queirós em Portugal) é das mais antigas das Astúrias referindo o genealogista e heraldista espanhol Francisco Sarandeses, na sua obra "Heraldica de los Apelidos Asturianos" que era tão antiga e de tanto realce que usava como moto "despues de Diós la Casa de Quirós" nas fachadas brazonadas dos seus solares asturianos.A ligação genealógica com uma filha de D. Bernardo del Cárpio (ou D. Bernaldo) deve ser assumida como verdadeira, visto que tem vindo repetidamente a ser usado na família os apelidos de Bernaldo de Quirós.Um dos principais ramos dos Quirós deu origem à família Cienfuegos, descendente segundo todos os genealogistas espanhóis de D. Garcia González, senhor de Quirós, que com cem homens de armas munidos de archotes, investiu contra um exército de cem mil mouros que se encontravam nas suas terras (Quirós, bispado de Oviedo). Os mouros pensando que era a vanguarda de um exército leonês retiraram apressadamente, despenhando-se pelas íngremes montanhas o grosso das suas forças. D. Garcia ficou conhecido pelo "de los cien fuegos" e o local do feito, onde foi erigida uma ermida, por "Cienfuegos". Os seus descendentes tomaram esta última forma como apelido.Segundo refere o marquês de Abrantes, inscrevem os genealogistas as origens desta família num quadro de quase inexcedível grandeza e antiguidade, fazendo-a derivar de um lendário príncipe Constantino, aliado do Papa Estêvão III contra Desidério, Rei da Lombardia, e vencedor deste.Na sua opinião,contudo, os "de Queirós" provêm dos antigos senhores da vila desta designação, nas Astúrias, que tiveram alguma preponderância social no nosso país no século XIV.Terá sido no último quartel deste século que passou a Portugal Fernando Álvares de Queirós, que seguiu o partido do Rei D. Fernando I, o Formoso, contra Henrique III de Castela, aqui se casando com D. Elvira de Castro, com geração que continuou este nome no nosso país.



queiroz
Armas da família Queiróz
Um escudo esquartelado, do qual os primeiro e quarto quartéis são: de prata, seis crescentes de vermelho, em duas palas; e os segundo e terceiro também de prata, um leão de vermelho. Timbre: o leão do escudo.
FAMÍLIA RIBEIRO QUEIRÓZ

Brasilia Couto

Eduardo Ferreira Couto

Izaulina Ferreira Couto

1901-

Humberto Ribeiro de Queiróz

1906-

Antonio Ribeiro de Queiróz

1931-

Valdina da Silva Queiroz

1944-

Valeria Lucila da Silva Queiroz

Vilmara Luciana Queiróz de Souza

1974

Vanilsa Lane Queiróz Walteman

1970-

Vera Lucia da Silva Queiroz

1964-

Vera Ligia Queiroz Pechefist

1962-

Valquiria Luci Queiroz Cosechen

1966-

Cruzeiro do Oeste - PR

Valmir Zaias Cosechen

1956-

Vitor Queiroz Cosechen

1993-

 

Custom Search

ÁRVORES GENEALÓGICAS

Pesquise sua árvore genealógica no índice abaixo. Se não tiver: clique e Inclua sua Família ou atualize seus dados. É gratuito! Você pode também  incluir um link para acesso à página de sua família.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z