genealogia-brasileira

GENEALOGIA

Família Meirelles

 Pesquisa Genealógica   Brasão de Armas   Links de Genealogias   Cidadania   Inclua sua Família  Comunidades  Contato

 

FAMÍLIA MEIRELLES

Sobrenome de origem toponímica, tirado da propriedade da família. Cortesão tirou da baixa latinidade majorellus, com dúvida.
Formas antigas: Mayareles, Maioreles. Guérios, com dúvida, deriva de Meira (Antenor Nascentes, II, 197).
O sobrenome familiar Meireles foi classificado como sendo um toponímico, palavra derivada do grego, composto de "tópos" (lugar) + "nomos", nome: designação dos nomes próprios de lugares ou acidentes geográficos.
Nestes casos, topônimos nada tem a ver, diretamente, com apelidos da família mas, sim com o estudo da origem dos nomes de acidentes geográficos que, pôr sua vez foram adotados como sobrenome em muitas famílias.
Os sobrenome englobados sob o titulo de toponímico são geralmente mais fáceis de serem reconhecidos do que os demais, pelo fato de se reportarem a um determinado local, a um espaço físico, a um ponto de referencia especifico, situado no tempo e no espaço.
Grande parte dos toponímicos se originou diretamente da denominação de uma cidade, de um povoado ou de uma região, normalmente o uso como sobrenome familiar repete o próprio nome da localidade ou faz uso do gentílico.
Ao mesmo tempo devemos salientar que muitas outras famílias, nascidas nestas localidades, também adotaram-na como sobrenome familiar, desta forma nunca pode-se afirmar que duas pessoas que se utilizem do mesmo toponímico como sobrenome sejam parentes sem antes fazer uma averiguação detalhada em suas arvores genealógicas.
meirelles

Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Meireles seria um morador de Meira, nome de uma localidade provavelmente espanhola. Acredita-se que a família Meireles foi iniciada através da família Meira a qual vem de Pedro de Novaes ( o velho ), rico homem de el-rei D.Sancho II. (Mansur Guerios) Esta família tem seu solar na quinta de Meireles. O primeiro que teve este sobrenome foi Nuno Anes de Meireles, filho de D. João de Chacim, que viveu no tempo de D. Fernando I, fal. em 1383, rei de Portugal(Antenor Nascentes, II, 64).
http://gilmeirelles.blogspot.com.br/2009/05/histoia-e-origem-da-familia-meirelles.html

Custom Search

ÁRVORES GENEALÓGICAS

Pesquise sua árvore genealógica no índice abaixo. Se não tiver: clique e Inclua sua Família ou atualize seus dados. É gratuito! Você pode também  incluir um link para acesso à página de sua família.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z